equipe
Lucas Vasconcellos
É o diretor da Sinédoque. Responsável pela curadoria e produção do festival.
Mestre na Prática do Documentário pela Queen Mary University of London e Bacharel pela Puc-Rio em comunicação social com habilitação em cinema.
Profissional de cinema e televisão com passagem pela Globo, Globosat, Canal Viva, Rede Telecine e Festival do Rio.
júri
Bruno Ribeiro
Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim com "Manhã de Domingo"(2022) e do Melhor Curta-Metragem no DocLisboa com "Gargaú" (2021). É um dos roteiristas da série "Os Outros" da Globoplay.
Graduado no curso de Cinema e Audiovisual da UFF, se dedica ao desenvolvimento de seu primeiro longa, "Sião", que já participou de laboratórios e eventos de mercado como o BrLab (onde recebeu o Prêmio de Desenvolvimento da distribuidora Vitrine Filmes), Torino Film Lab, CineMundi e Ventana Sur.
João Inada
Recebeu Grande Prêmio do Júri no World VR Forum na Suíça com “Reframe Iran”(2014). Co-fundador do Festival Imersivo das Favelas (FIF), ele dirigiu obras de não-ficção como Na Pele VR (2019) e Almost Tibetan (2013).
Formado em jornalismo e documentário pela Universidade de Columbia, foi pesquisador de novas mídias na Brown Institute for Media Innovation (Columbia/Stanford). Atualmente, é diretor do Gabinete dos Bichos, coletivo de conteúdo ambientalista.
Thamyra Thâmara
É roteirista, jornalista, VR Filmmaker e doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) onde desenvolve pesquisa sobre a experiência negra e visualidades anticoloniais.
Thamyra é fundadora do GatoMÍDIA, rede e metodologia de aprendizado em mídia e tecnologia para jovens negres e moradores de favelas e periferias de todo o Brasil.
Roteirizou e codirigiu o curta em 360º “Descolonize o olhar”, exibido durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York. Além roteirista do Na Pele VR, selecionado para o IDFA: International Documentary Filmfestival Amsterdam e SXSW Film Festival .