
mOSTRA
Inglesa
Em parceria com a Bertha DocHouse de Londres, a Sinédoque - Festival nacional de documentários curtos tem a honra e o prazer de apresentar em sua terceira edição a Mostra Inglesa.
A Mostra não-competitiva traz quatro filmes do país em destaque e fica disponível, no site do Porta Curtas, ao logo de todo o festival .
Com diversidade e originalidade, a programação faz um panorama do que vem sendo produzido na Inglaterra no campo dos documentários em curta-metragem.

FAWLEY
(Fawley)
Dir.: Chu-Li Shewring & Adam Gutch
26mins, (2022)
Tecendo uma infinidade de vozes, tanto humanas quanto não humanas, esta joia sensorial explora os arredores da Fawley Power Station, prestes a ser demolida.
Misturando imagens de arquivo e atuais, o filme explora a história e a demolição da usina por meio de uma discussão lúdica, mas profunda, de temas como 'poder', 'natureza' e 'tempo'.
ISSO É ENDOMETRIOSE
(This is Endometriosis)
Dir.: Georgie Wileman & Matt Houghton
19mins, (2023)
Um filme íntimo e expressivo sobre como a endometriose roubou o tempo de Georgie Wileman. Contado em primeira pessoa e misturando a narrativa atual com memórias do passado, o filme é um relato exclusivamente pessoal com acesso sem precedentes.
SKYWARD
(Skyward)
Dir.: Jessica Bishopp
20mins, (2022)
Os jovens observadores de pássaros Mya e Arjun sentem a pressão do colapso climático e da crise da biodiversidade. Como dois adolescentes reservados à beira da idade adulta, eles encontram conforto na observação de pássaros enquanto estão distantes de seus colegas.
Fascinada pelos padrões migratórios, Mya passa o tempo procurando espécies raras, enquanto Arjun é cativado pela beleza do canto dos pássaros.

ONDE EU COLOCO MINHA CABEÇA
(Where I Lay My Head)
Dir.: Miles Blacket - 8mins, (2021)
Quando o solo sob uma estrada costeira na Ilha de Sheppey desabou, deslizando para o mar, os moradores da estrada foram evacuados durante a noite, sem saber se algum dia voltariam para suas casas.
Para Malcolm, cuja esposa morreu há três anos, sua casa está cheia de lembranças insubstituíveis. Malcolm não pode desistir de lutar por sua casa ou perderá a conexão com seu amor e a casa que construíram juntos.