top of page

Sessão-1

Abaixo estão os 5 filmes que compõe a sessão 01 do festival:

- Tá Fazendo Sabão

- Olhares

- Rolêzin de GTA

- No Mar

- Cadê Heleny? 

 

Tá Fazendo Sabão           

Ianca Oliveira – BA – 5’

Tá Fazendo Sabão é um filme ensaístico que retrata a construção da identidade e sexualidade da criança preta sapatão. Narrado e documentado em primeira pessoa, o curta apresenta em sua trama os vínculos afetivos que unem a garotinha moleque macho às mulheres negras de sua família em uma performance atemporal e surrealista.

 

Olhares

Luis Alexandre e Laura Zimmer – RS – 10'

A revelação da natural aproximação entre a poesia e a fotografia a partir dos Olhares de um dos primeiros fotógrafos de Santa Cruz do Sul.

 

Rolêzin de GTA           

Micheli Ascary – GO – 14’

Dentro de um jogo, em algum lugar do Brasil. Personagens criam suas histórias e revelam sua visão de um país.

 

No Mar    

Clara Linhart e Rodrigo Garcia – RJ – 17’

Um professor viaja da serra onde mora para nadar por 8 quilômetros no litoral da cidade do Rio de Janeiro. No percurso da natação ele reflete sobre as condições de ficar por horas sozinho no mar e sobre a prática do esporte, e descortina questões como a autonomia do uso do seu corpo, o discurso capacitista da superação, e a desigualdade racial em seu país.

 

Cadê Heleny?    

Esther Vital – SP – 29’

Heleny Guariba, filósofa, professora e diretora de teatro brasileira foi desaparecida em 1971 pela ditadura militar brasileira. As lembranças bordadas e animadas de seus entes queridos denunciam o que não podia ser dito com palavras a partir das arpilleras, arte têxtil popular que surgiu no Chile como resposta aos horrores da ditadura de Pinochet

Clique aqui e vá para a próxima sessão.

bottom of page