SELEÇÃO OFICIAL SINÉDOQUE - 2021

1. À BEIRA DO PLANETA MAINHA SOPROU A GENTE

Dir.: Bruna Barros e Bruna Castro

Recortes de afeto entre duas sapatonas e suas mães.

 

2. ACENDE A LUZ

Dir.: Paula Sacchetta e Renan Flumian

As pessoas vêm com prazo de validade? O tesão acaba? Acende a luz, um curta documental sobre sexo na terceira idade, convida o espectador a deitar na cama dos idosos, mas não para dormir...

 

3. ADELAIDE, AQUI NÃO HÁ SEGUNDA VEZ PARA O ERRO

Dir.: Anna Zêpa

Me desvendar é tarefa árdua? Tive mais de 5 milhões de livros vendidos? Uma das mais lidas no Brasil dos anos 60 e 70? Sensacionalista, pornográfica e autora de subliteratura? Onde estão meus rastros?

 

4. ADELANTE - A LUTA DAS VENEZUELANAS REFUGIADAS NO BRASIL

Dir.: Luiza Trindade

Adelante é um convite para mergulharmos nas histórias vividas por oito mulheres venezuelanas refugiadas. O documentário é um recorte íntimo sobre as consequências políticas de um país inteiro.

 

5. AGACHEM, SEGUREM, FORMEM, ARRASEM

Dir.: Caio Baú

Dia de Rugby! Um jogo entre o brasileiros Tamanduás e os argentinos Ciervos Pampas, dois times inclusivos de Rugby. Neste dia, conhecemos um pouco a relação dos atletas com o esporte e sua identidade.

 

6. AQUELAS JANELAS

Dir.: Alan Schvarsberg

Um ensaio sobre descobertas, percepções e reflexões feitas a partir da observação cotidiana do que ocorre pela minha janela durante a quarentena

 

7. ATORDOADO, EU PERMANEÇO ATENTO

Dir.: Henrique Amud, Lucas H. Rossi dos Santos

O jornalista Dermi Azevedo nunca parou de lutar pelos direitos humanos e agora, mais de três décadas após o fim da ditadura, assiste ao retorno das práticas daquela época.

 

8. BANCA PARAÍSO

Dir.: Giovanna Giovanini, Rodrigo Boecker

A rotina diária de uma banca de jornais é a vitrine de um Brasil atual que normalizou as formas precárias de trabalho ultra-neoliberalistas.

 

9. CORAÇÃO DA DIVISA

Dir.: Pedro Faria

"Uma comunidade tradicional na divisa de Minas Gerais com Bahia, luta contra os interesses de uma mineradora. No centro dessa disputa, a preservação ou destruição do Parque Alto do Cariri."

 

10. DE UM LADO DO ATLÂNTICO

Dir.: Milena Manfredini

“De um lado do Atlântico” é um filme água. Um filme de contato. Um filme em tempos de cheia que tem nas colagens seu ponto de partida e chegada.

 

11. DOIS RIACHÕES - CACAU E LIBERDADE

Dir.: Fellipe Abreu, Patrícia Moll

Os moradores do assentamento Dois Riachões, no sul da Bahia, viviam em situação análoga à escravidão, mas hoje conseguiram conquistar terra e liberdade através da produção de cacau. 

 

12. ENTRE NÓS E O MUNDO

Dir.: Fabio Rodrigo

Erika teve um de seus dois filhos, Theylor de 16 anos, recentemente assassinado em uma abordagem policial e está preocupada com o outro, Nicolas, de 17. Ela está grávida.

 

13. EU ME CHAMO DARWIN

Dir.: Well Darwin

Uma reflexão sobre a identidade a partir da memória. Quem somos, como somos vistos e como os pequenos gestos podem estar carregados de sentidos e intenções, às vezes ocultas, às vezes nem tanto.

 

14. EU VEJO NÉVOAS COLORIDAS

Dir.: Pedro Jorge

Gisele Marie Rocha é muçulmana e guitarrista. Ela segue buscando seu reconhecimento no meio musical sem que sua religião seja uma questão, mas para isso ela precisa ver névoas coloridas.

 

15. FÔLEGO

Dir.: Sofia Badim

‘Fôlego’ é uma tentativa de reconstruir, através de uma imagem, o sentimento ainda vivo entre mãe e filha. É o esforço de expor o coração a partir da ausência. É permitir que a imagem aguce os sentido

 

16. GILSON

Dir.: Vitoria Di Bonesso

A desigualdade social e concentração de renda vistos através da trajetória de um entregador de aplicativo de delivery que precisa trabalhar durante a pandemia.

17. GRUPO DE RISCO

Dir.: Emanuelle Rosa

Grupo de Risco é uma produção audiovisual que visa debater os aspectos sociais e políticos que atravessam o cenário causado pelo novo COVID-19.

 

18. HIP HOP NO CORRE NO BAIXO

Dir.: Camila Macedo & Jessica Candal & Mano Jhow & Evandro Kbu

HIP-HOP: NO CORRE, NO BAIXO acompanha Mano Jhow e Kbu pela cena do hip-hop no Baixo São Francisco, centro histórico de Curitiba.

 

19. IDIOSSINCRASIA

Dir.: Carolina Castilho

Nessa cidade todo mundo sonha em segredo.

 

20. IGUAL/DIFERENTE/AMBAS/NENHUMA

Dir.: Adriana Barbosa e Fernanda Pessoa

Em um período de isolamento, distantes uma da outra, duas amigas se reconectam por meio de vídeo-cartas, inspiradas pelo olhar poético de cineastas mulheres experimentais.

 

21. JANELAS DAQUI

Dir.: Luciano Vidigal e Arthur Sherman

Através de suas janelas, moradores relatam criticas, poesias e reflexões sobre a pandemia do Covid-19 na favela do Vidigal.

 

22. LISPECTOR & EU

Dir.: Ricardo Chreem

A atriz Rita Elmôr, ao produzir-se como Clarice Lispector, jamais imaginou que sua foto se confundiria com a da consagrada escritora e seria usada, sem o seu consentimento pelos veículos da mídia.

 

23. LORA

Dir.: Mari Moraga

Na maior cidade do Brasil, Lora nos conduz a ver o centro de São Paulo através de seu olhar. Lora é uma mulher livre e plena de presença, que apresenta outra forma de pensar sobre pessoas em situação de rua.

 

24. MAIKAN - A TERRA DA RAPOSA

Dir.: Éder Santos e Enoque Raposo

'Maikan' na língua indígena Macuxi significa 'raposa'. No documentário são tratadas a memória e a cultura do povo Macuxi da comunidade Raposa, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, estado de Roraima.

 

25. MAMBA NEGRA - O SOM E A FÚRIA DE SÃO PAULO

Dir.: Alessio Ortu

Mamba Negra é um coletivo de artistas/ativistas que cria festas vibrantes e ecléticas, para garantir espaços seguros para a liberdade sexual e artística em uma sociedade que tenta matar a diversidade.

 

26. MEMÓRIAS DE AÇO

Dir.: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Durante a ditadura, o antigo 1° Batalhão de Infantaria Blindada do Exército, foi palco de graves violações aos direitos humanos na região sul fluminense.

 

27. METRORÉQUIEM

Dir.: Adalberto Oliveira

O cotidiano no metrô do Recife retrata as mais diversas e diferentes camadas sociais, mas o corpo que cai é sempre o marginal.

 

28. NÃO TE AMO MAIS

Dir.: Yasmin Gomes

A partir de depoimentos reais de imigrantes nordestinos, Yasmin traça sua relação com São Paulo, cidade em que vive há quase dez anos.

 

29. NASCENTE

Dir.: Safira Moreira

Um rio e seus afluentes.

 

30. NOITE DE SERESTA

Dir.: Sávio Fernandes e Muniz Filho

Hoje é sexta-feira, final de semana, vou sair para cantar.

31. O QUE PODE UM CORPO?

Dir.: Victor Di Marco e Márcio Picoli

Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido, não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes.

 

32. PANDELIVERY - QUANTAS VIDAS VALE O FRETE GRÁTIS?

Dir.: Guimel Salgado & Antonio Matos

Milhares de desempregados estão se tornando entregadores de aplicativo para sobreviver, eles buscam melhores condições de trabalho enquanto lidam com suas duas maiores preocupações: covid-19 e a fome.

 

33. PELO MENOS A PORTADA

Dir.: Matheus Correa

O documentário revisita, escava e reconta a trágica demolição da igreja de Matozinhos. Traçando questões a partir das relíquias desaparecidas. Propondo uma discussão sobre a preservação da cultura.

 

34. POLIFONIA - MULHERES NA TÉCNICA

Dir.: Thais Robaina

Na próxima produção que você estiver presente conte quantas pessoas estão trabalhando e quantas delas são mulheres, LGBTQI+ e da periferia. Se queremos um mercado mais diverso, precisamos falar sobre!

 

35. PONTA NEGRA F.C.

Dir.: Diego Mello, Igor França, João Pedro Castro e Rafael de Moura Machado

Ponta Negra F.C. explora a relação entre o futebol e a comunidade caiçara de Ponta Negra, na Reserva da Juatinga, tendo como pano de fundo um campeonato de futebol de areia da região.

 

36. QUANDO QUEBRA QUEIMA DESMONTAGEM

Dir.: ColetivA ocupação e Anelena Toku

Escavação dos processos de criação do espetáculo Quando Quebra Queima, da coletivA ocupação. Narrado em muitas vozes, coros e corpos a partir de documentos de ensaios, textos da peça e cenas da luta.

 

37. QUANDO TE AVISTO

Dir.: Neli Mombelli e Denise Copetti

O que acontece quando dois olhares se cruzam? E se esses olhares compartilham de um mesmo espaço, mas se constituem em mundos próprios? O que afasta e aproxima indígenas e não indígenas?

 

38. QUARTA: DIA DE JOGO

Dir.: Clara Henriques e Luiza França

“Quarta: Dia de Jogo” traça a jornada de um dia de trabalho a partir da programação da rádio “Bafo de Onça”, que traz muita música brega enquanto o relógio não marca o fim do expediente

 

39. REBU

Dir.: Mayara Santana

Rebu é um documentário em primeira pessoa que se propõe a investigar dentro da vivência lésbica da diretora, as mais diversas performances de masculinidade.

 

40. REEXISTO

Dir.: Lethicia Galo e Rodrigo Campos

"Uma pandemia, quarentena, 23 fotógrafos, 10 estados brasileiros, 02 países. Mais de 200 fotos produzidas entre Março e Junho de 2020. Quais os seus Olhares, as suas Angústias e Aspirações?"

 

41. REISADO DE BOA HORA: FÉ, AMOR E DEVOÇÃO!

Dir.: Luiza Sobral e Alexandre Soares

No documentário, podemos notar uma particularidade no sapateado dos Caretas e nas rimas cantadas para os Donos das casas visitadas, sendo assim, um Reisado diferente dos demais do Brasil.

 

42. RENASÇA

Dir.: Taiguara Luciano

Em 2020 quando o Pantanal pegou fogo, o artista plástico Adriano Figueiredo decidiu ver de perto a situação e ajudar no combate da destruição através da sua arte.

 

43. REPÚBLICA DO MANGUE

Dir.: Julia Chacur; Priscila Serejo e Mateus Sanches Duarte

Entre 1954 e 1974, estabeleceu-se na Zona do Mangue do Rio de Janeiro a República do Mangue, um regime onde as mulheres decidiam quem deveria assumir a administração das “casas de tolerância”.

 

44. RESPEITA NOSSO SAGRADO

Dir.: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Mais de 500 objetos sagrados das religiões afro-brasileiras foram transferidos para o Museu da República, sob a reverência cerimonial das palmas e cantigas de Babalorixás e Ialorixás.

 

45. RETOMADA BRASILÂNDIA

Dir.: ColetivA ocupação e Fernando Coster

Retomada Brasilândia é o retorno da coletivA ocupação às origens. A volta pra sala de aula que se transforma em sala de ensaio e aquecimento, pra periferia que em resposta à violência decide sonhar.

 

46. ROSAS DO ASFALTO

Dir.: Daiane Cortes

Rosas do Asfalto traz um relato humanizado de pessoas da terceira idade que vivem do trabalho sexual. No filme, cinco mulheres e uma travesti contam suas histórias de violência, abandono e preconceito.

 

47. SER FELIZ NO VÃO

Dir.: Lucas H. Rossi dos Santos

Um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaço.

 

48. SEREMOS OUVIDAS

Dir.: Larissa Nepomuceno

Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

 

49. WALTER TOURNIER

Dir.: Sávio Leite

Um retrato do maior cineasta de animação da América Latina.

 

50. YAÕKWÁ, IMAGEM E MEMÓRIA

Dir.: Vincent e Rita Carelli

O emocionante reencontro dos índios Enauwene Nawe com suas imagens nos registros de seu grande ritual filmadas 30 anos antes. Os velhos se veem novos, os adultos, crianças e as crianças conhecem seus antepassados.