A 3ª Edição do Festival Sinédoque aconteceu dos dias 14 a 24 de setembro de 2023, de forma híbrida. A programação online ficou disponível no @porta.curtas para todo o Brasil ao longo dos dez dias de festival. As sessões presenciais aconteceram diariamente às 19h, no Estação Botafogo, no Rio de Janeiro.
O festival competitivo exibiu uma programação cheia de qualidade e originalidade, com 50 filmes de 16 estados, das 5 regiões do país, apta a cumprir a nossa missão de celebrar e popularizar o documentário brasileiro em curta-metragem.
Edição 2023

FILMES


JuradoS
Thamyra Thâmara é roteirista, jornalista, VR Filmmaker e doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) onde desenvolve pesquisa sobre a experiência negra e visualidades anticoloniais.
João Inada recebeu Grande Prêmio do Júri no World VR Forum na Suíça com “Reframe Iran”(2014). Co-fundador do Festival Imersivo das Favelas (FIF), ele dirigiu obras de não-ficção como Na Pele VR (2019) e Almost Tibetan (2013).
Bruno Ribeiro venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim com "Manhã de Domingo"(2022) e o Melhor Curta-Metragem no DocLisboa com "Gargaú" (2021). É um dos roteiristas da série "Os Outros" da Globoplay.

PRÊMIO DO PÚBLICO
Clara Esperança (MG)
Dir: Diego Alexandre
No Mar (RJ)
Dir.: Clara Linhart e Rodrigo Garcia
Cadê Heleny? (SP)
Dir.: Esther Vital
PRÊMIO DO JÚRI
Contragolpe (BA)
Dir.: Victor Uchôa
MENÇÃO HONROSA DO JÚRI
Mensageiras da Amazônia (PA)
Dir.: Coletivo Audiovisual Munduruku
VencedorES
