
A 4ª edição do Festival Sinédoque aconteceu nos dias 05 a 15 de setembro de 2024, de forma híbrida. As sessões presenciais foram realizadas diariamente, às 19h, no Estação Botafogo, no Rio de Janeiro. Os filmes também foram muito vistos através do nosso site, com mais de 2500 visualizações ao longo dos 10 dias do festival.
A edição foi um sucesso de público, com a presença dos realizadores na sala de cinema e nos debates online. O festival exibiu 40 documentários brasileiros, e neste ano, 45% dos filmes contaram com mulheres na direção.
Edição 2024
FILMES


JuradoS
Luciana Bezerra
Cineasta, atriz e cursa Letras na PUC-RJ em formação de escritor. Nascida na favela do Vidigal, formada pelo Grupo Nós do Morro em artes cênicas e multiplicação de saberes, exerce em suas obras e oficinas a filosofia da generosidade intelectual.
Patrícia Machado
Pesquisadora, consultora em projetos de documentário, professora da graduação em Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.
Lucas H. Rossi
Realizador e produtor radicado no Rio de Janeiro. Venceu o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio em 2023 com seu primeiro filme como diretor, “Othelo, O Grande”.

PRÊMIO DO PÚBLICO:
O Não Carnaval (RJ)
Dir.: Thays Sampaio, Luana Scalla e Raoni Meirelles
Aureo & Mirele (RJ)
Dir.: Filipe Galvon
O silêncio elementar
Dir.: Mariana de Melo (MG)
PRÊMIO DO JÚRI:
A Chuva do Caju (DF)
Dir.: Alan Schvarsberg
MENÇÃO HONROSA DO JÚRI:
As Placas São Invisíveis (SP)
Dir.: Gabrielle Ferreira
VencedorES
