Masterclasses

25 SET:
Desenvolvimento de projetos de documentário
A masterclass terá como eixo a criação e o desenvolvimento de projetos de documentário, abordando caminhos a serem percorridos pelos autores e particularidades do processo da escrita documental.

Local: Estação NET Botafogo 2
Data: 25 de Setembro
Horário: 15h
Inscrições: Em Breve
A masterclass Desenvolvimento de projetos de documentário se dá por meio de uma parceria com o Paradiso Multiplica, programa de difusão do conhecimento do Projeto Paradiso. O Projeto Paradiso é uma iniciativa do Instituto Olga Rabinovich de apoio aos talentos e projetos do audiovisual nacional. Marcos Pimentel, é membro da Rede Paradiso de Talentos.
MARCOS PIMENTEL é documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF). Diretor e roteirista de filmes que foram exibidos em mais de 700 festivais de 52 países e ganharam 101 prêmios por festivais internacionais, como os longas O SILÊNCIO DAS OSTRAS (2024), AMANHÃ (2023), PELE (2021), OS OSSOS DA SAUDADE (2021), FÉ E FÚRIA (2019), A PARTE DO MUNDO QUE ME PERTENCE (2017) e SOPRO (2013) e os curtas SANÃ (2013), A POEIRA E O VENTO (2011), TABA (2010), PÓLIS (2009), A ARQUITETURA DO CORPO (2008) e O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA (2005).


26 SET:
Arquivos pessoais em contextos audiovisuais
A Oficina Arquivos pessoais em contextos audiovisuais se propõe apresentar registros históricos contidos nos arquivos pessoais e no acervo de entrevistas do programa de História Oral do FGV CPDOC - suas possibilidades para pesquisa e uso no audiovisual. Serão discutidas formas de apropriação desse acervo em linguagem audiovisual e apresentados alguns exemplos de uso a partir da experiência do CPDOC.

Adelina Novaes e Cruz é pesquisadora e coordenadora executiva da Pós-graduação em Cinema Documentário, em conjunto com Eduardo Escorel. Na sua atuação como pesquisadora integra a área de Documentação e coordena com Arbel Griner o Núcleo de Audiovisual e Documentário. Nessas funções participa da organização de arquivos privados pessoais, de projetos de pesquisa e de divulgação do acervo, da elaboração de livros, da montagem de exposições e vídeos de caráter histórico.

Gabriel Cardoso é Pós-graduando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela PUC-Rio. Formação em direção de fotografia pela Academia Internacional de Cinema (AIC-RJ).
A masterclass Oficina Arquivos pessoais em contextos audiovisuais é uma parceria entre a Sinédoque e o NAD/CPDOC da Fundação Getúlio Vargas.
Local: Estação NET Botafogo 2
Data: 26 de Setembro
Horário: 15h
Inscrições: Em Breve